Guia Prático de Como Sobreviver ao ENEM - Parte 2

quinta-feira, 20 de outubro de 2011




Mais dicas que fazem a diferença na hora do ENEM:

Karina Sakata, 21 anos – São Paulo – Ela é uma brasileira que não desiste nunca de fazer Enem e fará a prova até o ano em que todas a universidades públicas, ou a maioria, abolirem os vestibulares.
Bom, faço Enem desde meu término do Ensino Médio quando ainda eram 63 questões e uma redação, e desde sempre recebia dicas do que comer durante a prova, uns falam que chocolate é bom e outros falavam que dá ansiedade, mas sempre levei. Água é sempre necessário, mesmo que alguns ficam tão concentrados e se esquecem de ter sede. É bom descansar e dormir bem antes da prova, mas quem disse que isso funciona? Fica a dica. Como o Enem é uma prova longa, e no dia da redação o tempo para resolver as questões de matemática (Deus!) e português, fica curto, dou a dica para o povo primeiramente SÓ ler o tema da redação e fazer as questões, porque normalmente o tema da redação é abordado durante a prova e ajudará na elaboração do texto. No decorrer da prova, marque uns tópicos que achar importante para a redação, além de resolver a prova, estará pensando na mesma. Quanto às questões, RESOLVA AQUELAS QUE TÊM CERTEZA, marque as quem tem dúvida para voltar depois e aquelas que não sabe, pule mesmo e não perca tempo. Volte para elas depois. Uma forma de descansar na prova que arranjei é marcar essas questões com certeza de acerto no gabarito, até porque você não terá tempo para passar a limpo a redação e o gabarito, e você terá noção de quantas questões acertou. O Enem possui textos que serão base de várias questões. O que todo mundo aconselha e nunca ninguém fará: CALMA durante a prova e DESCANSEM bem, muitos desistem de ir no domingo porque não conseguiram resolver várias perguntas no sábado.



Mayara Madson, 19 anos – Ceará - (Estudante de Ciências Contábeis – UFC)
Vamos começar com o antes da prova. Na sexta feira nada de estudar e nem sair para festas. Converse com seus amigos, namore, enfim, faça coisas prazerosas, que irão lhe acalmar e fazer esquecer um pouco da prova, se é que isso é possível. Durma cedo,  oitos horas nesse dia são altamente necessárias. No sábado, assim que acordar tome um banho e quanto mais gelado for melhor, a água gelada ajuda na circulação do sangue. Lanche pouco, afinal você vai ter que almoçar cedo. Antes do almoço tome outro banho, você passará uma tarde inteira fora de casa e não sei qual a situação da cidade (quente ou fria) e do colégio (com ou sem ar-condicionado) que você fará a prova, mas o calor nessas horas não é um bom aliado. Almoce normalmente, não se empanturre de comida pra não correr o risco de passar mal na hora do exame.
E na hora da prova? Chegue meia hora antes, chegar muito cedo causa agonia, chega muito tarde causa desespero, e lembre-se que estamos em horário de verão. Leve comida e água, eu levei biscoito, mas você deve levar algo que vai te sustentar da metade da prova pra frente. Logo balinhas não são aconselháveis. Selecione entre chocolates, biscoitos, barras de cereais, coisas desse tipo. Água é indispensável, e eu aconselho a levar de casa ou de um local onde você conhece a procedência. Não se esqueça de levar várias canetas, nunca apenas uma, vai que ela falha. Ah, já ai esquecendo, não esqueça os documentos, sem eles você não poderá fazer a sua prova
Depois da prova no sábado, ao chegar a casa deite-se e descanse, não confira a prova nem com seu irmão que irá fazer também, piorou com o gabarito oficial, se sua pontuação não for grande coisa, você ficará desmotivado e provavelmente cairá de rendimento no segundo dia. Descanse, essa é a palavra chave, DESCANSE, você terá outra maratona no outro dia. No domingo, ao chegar à prova, faça primeiro a redação, o ENEM é cansativo e fazer uma redação com pouco tempo e cansado é quase impossível, outra, as questões de português e matemática podem ser chutadas, a dissertação não, além disso, a sua nota depende muito da sua redação, logo ela deve ser bem desenvolvida. Mas cuidado, a sua composição tem ser feita em no máximo uma hora, perder muito tempo nela, é faltar tempo para as outras provas. Faça o seu rascunho e parta para matemática e português. Qual fazer primeiro, a escolha é sua. Transcreva a redação no final, porque depois de um tempo você consegue ver erros que antes não via.
O ENEM não é nenhum “bicho de sete cabeças”.  Vá para a prova confiante e espere o SISU confiante. Espero que tenha ajudado com essas dicas, mas lembre-se, são apenas dicas, se você achar que não irá se adaptar bem a elas, não as faça.



Erimax Felix, 21 anos – Ceará – (Administração de Empresas na Fanor do grupo americano DeVry University)

A ansiedade no começo é muito grande para saber como é a prova e vi gente que começou a suar. No dia, comprei simplesmente uma garrafinha de água mineral e comi um sanduíche natural antes. Comer durante a prova acaba tirando sua concentração, por exemplo, em uma prova de cálculo como matemática.
 
Chocolate é realmente tão bom assim para durante a prova?

Bom, eu particularmente gosto de chocolate, contudo no dia preferi não consumir para não tirar minha atenção. Dizem que relaxa, mas acredito que beber água funciona melhor, pois literalmente "resfria" sua cabeça.
 
Uma ''ordem'' para resolver as questões?

Tente, ao menos, ler as matérias que você tem dificuldades. Um exemplo, nunca tive problemas com ortografia, gramática e formulação de textos, contudo além do que eu já sabia sobre o tema da redação no tempo que era Amazônia, encontrei muitos exemplos ou explicações sobre algumas coisas que não tinha certeza que ia colocar na redação na parte de geografia que era uma matéria que eu ainda tinha algumas dúvida. Redação, eu fiz por último, pois já tinha uma noção sobre o assunto também já a partir da prova. Resumindo, leia superficialmente as matérias difíceis e capriche nas matérias que você tenha domínio.

Preocupo-me mais com o tempo ou em resolver as questões com pelo menos um pouco de certeza?

Eu me preocupei mais em acertar a maior quantidade possível de questões, COM TODA A CERTEZA QUE EU TIVESSE, depois como eu já tinha lido as questões mais difíceis superficialmente, eu já tinha uma base do que tratavam, então não lia com tanta atenção assim como dediquei nas questões em que não havia lido. Apesar disso que falei, você precisa sempre consultar a hora com o fiscal que estiver na sala, pois terá uma base se está indo muito devagar.

Outras observações:Durma 8h de sono antes de ir fazer a prova; Não se intimide com a quantidade de pessoas que você vê no dia da prova. Digamos que tenhamos 1000 alunos e daí você quer sair como o selecionado, então você diz para si mesmo: Se são 1000 alunos e são poucas vagas para o curso que você quer, problema dos 999, pois uma vaga já é minha; Relaxe! Não será a última prova da sua vida e muito menos a mais decisiva. Contudo, dê o melhor de si e faça com que as pessoas lhe vejam como um exemplo futuramente, ainda mais se você estudar ou estudou em escola pública, pois muitos dizem que tem desvantagem. Quando você entra em uma faculdade, você não é diferente porque é Federal, Estadual ou privada, mas pelo seu desempenho como universitário.


Caso não dê certo, você TENTA DE NOVO. 
O importante é NÃO DESISTIR NUNCA!

Como está a sua expectativa para ENEM? 
Conta pra gente ai nos comentários =)

2 comentários:

  1. Eu também vou fazer o Enem! Não estou desesperad e nem muito ansiosa hm' Li os dois posts, e gostei das dicas. Apesar de estar ciente da maioria delas, algumas eu não sabia ainda, e gostei bastante. Boa sorte na prova! Pra você e pra mim, haha.

    Beijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávia!

    Totalmente despreparada, a gente nunca tá. Porque assim, como o ENEM não é um vestibular comum, ele engloba os conteúdos de tooooda a nossa vida na escola e peloamordedeus, né possível que esse tempo todo não vá servir pra nada... kkkkkk (brincadeira)

    Mas é isso, sempre temos algum domínio maior em certas disciplinas, isso é normal. E a ansiedade é mais normal ainda quando se trata de um momento tão importante quanto esse. Depende de pessoa para pessoa, a forma de encarar tal situação. Mas para quem merece, tudo dá certo no final =) Obrigada por ler as dicas e espero que elas tenham te ajudado um pouco. Boa sorte para nós duas no ENEM e para todos que vão fazê-lo rs :)

    Valeu pelo seu comentário. Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...