#fotografia! Herlene Santos apresenta: Dos olhares que vão além!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Durante uma aula prática de fotografia.
Só para ilustrar mais o post, porque a câmera que uso em minhas fotos por ai, é beeem mais simples.

Desde que comecei a cadeira de Introdução às Técnicas Fotográficas neste semestre, minha visão sobre fotografia, mudou por completo e pra melhor, é claro. Fotos deixaram de ser apenas meros registros de momentos especiais e passaram a me integrar o ''meu eu curioso''. Depois de vários ensinamentos do meu professor, consigo enxergar a fotografia de maneira bem mais profunda. 

Consigo perceber que as lentes de uma câmera, na realidade, devem ser uma extensão da visão humana, mas não a visão que normalmente temos e na qual deixamos escapar a beleza que está na simplicidade por nos importamos mais com a 'grandiosidade' das coisas tão comuns e já conhecidas e exaltadas por todos.

Afinal, nem sempre é um equipamento profissional do bom fotógrafo, mas sim a sua capacidade de captar imagens que vão além da rasa superficialidade. O bom fotógrafo não interfere em sua foto, ele espera (pois paciência deve ser uma de suas virtudes) e clica e assim, obtém o extraordinário do extraordinário. 

Mas voltando um pouco à razão deste post: meu professor logo em sua primeira aula com minha turma, propôs uma 'brincadeira', que é a seguinte: mandaríamos fotos de nossa autoria para o e-mail dele, toda a semana e ao final do semestre, teríamos um ponto na média final do semestre. Quem não gosta, não é? Mas a regra era clara: não poderíamos esquecer de enviar as fotos por mais de duas semanas ou estaríamos fora do jogo. Sei que muita gente já deve estar de fora, por achar isso uma bobagem, mas desde o início já achei a ideia incrível, não só pela 'recompensa' e sim, por nos instigar, por inspirar nossas percepções do mundo ao nosso redor. Comecei a perceber melhor o ambiente que me cerca e cada detalhe e procura aprimorar isso cada vez mais. 

Vamos conferir alguns dos meus cliques de pseudo-fotógrafa?

Imensidão do infinito.
Magnitude da crença.
À esquina.
Sombra da capelinha do hospital.
Ponto.
Contorcionismo.
Não costumo ir à igrejas, mas fotografá-las está se tornando uma grande paixão.
Céu fechado e fios.



Espero que tenham gostado :D Meu acervo de fotos do tipo é bem maior, mas não dava pra postar tudo de uma vez só aqui, né? Mostro mais em uma próxima oportunidade. Obrigada pela atenção! Bjus!







5 comentários:

  1. Herlene,
    Adorei as suas fotos, em particular a sua árvore do contorcionismo. Captou a magia do tronco!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo , voce tem talento;)

    SEGUINDO SE=GUE DE VOLTA ?
    principabipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ADOREI os nomes relacionados à ideia que cada imagem passe, muito legal.

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  4. Seu post me fez rar de um documentário que assisti. Ver o mundo através de uma câmera fotográfica e daí ter uma nova perspectiva sobre o que nos rodeia.
    Vc é talentosa. Amei a primeira foto ;D

    Estou seguindo. Ficarei feliz com sua visita =*
    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ameei as fotos! Adoro fotos assim do cotidiano! Beijoos

    Segue e comenta lá?
    http://relatoseretalhos.blogspot.com.br/2012/11/sucos-para-memoria-e-para-o-bom-humor.html

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...