Da morte e outras polêmicas.

sábado, 16 de fevereiro de 2013




A morte é um dos grandes tabus da humanidade, ao lado de questões polêmicas como ateísmo, pedofilia por parte de padres, aborto e mulheres falando sobre sexo. Apesar de que não deveria ser assim. Não se pode ter medo de falar sobre algo, só porque o senso comum e o falso moralismo te dizem que aquilo é errado, que você deve ser do contra, apedrejar quem tem opinião contrária, pois tem a certeza de que só existe um lado da história. Só que não é bem assim.

Podem ser assuntos que mexem com a nossa sociedade de forma escabrosa, mas ao contrário do que a maioria pensa, não se deve calar diante das polêmicas, pois seria como querer tapar o sol com a peneira ou jogar a poeira para debaixo do tapete. O fato é que quanto mais falamos sobre o que nos causa certo tipo de receio, mas poderemos entendê-lo e então passamos a encarar melhor a questão em pauta.

Fiz todo esse redemoinho de divagações, mas o que quero focar de verdade neste post é sobre a morte e algumas coisinhas que deveríamos saber antes que a dita cuja nos alcance. Apesar de não saber muito dessas coisinhas no geral, acho que há umas fundamentais para que se tenha uma existência mais bela e significativa. Vamos lá!

1º Não entre em pânico ao falar ou pensar na morte. Seu passaporte para essa viagem é o único e intransferível. Ela é a única certeza que temos nessa existência louca, nesse jogo que nos permitimos jogar, mesmo sabendo o final.

2º Mesmo a morte sendo tão certa como dois e dois são quatro, viva como se não houvesse amanhã. Como já diria Pitty: ‘Não deixa nada pra depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada pra semana que vem, porque semana que vem pode nem chegar.’ Ou seja, resolva todas as suas pendências assim que possível. Se desamarre dos seus problemas, antes que eles amarrem você por completo. 

3º O amor mais certo que existe, digamos assim, é o de mãe e dos bichinhos de estimação. Disso eu não tenho dúvida! Namorados e amigos traem, mãe e bichinho de estimação, dificilmente. UPDATE: Evidente que ao falar do amor de mãe, falei das mães de verdade (principalmente da minha) e não de quem acha que só colocar filho no mundo já te faz mãe!

4º Falando em bichinho de estimação, ai vai uma dica meio que pretensiosa: não deixe sua vida passar sem experimentar esse amor tão único e livre de interesses. Um animal, seja ele gato ou cachorro, não espera de você nada material em troca, apenas seu carinho e atenção, e claro, uma comidinha e um lar para se aquecer nas noites de frio, porque ninguém de ferro. Ah, já ia esquecendo-me de uma coisa muitíssimo importante: por favor, procurar adotar os bichinhos, e não compra-los, ok? Com certeza existe algum cãozinho ou gatinho por ai, só aguardando por você. Pense nisso!

Faça valer a pena! Ou seja, dê o melhor de si, mesmo que se melhor não seja ‘grande coisas’, mas pelo menos, você poderá dizer que tentou.

Não desista de seus sonhos, nem permita que ninguém jogue um balde de água fria neles. Você quer ser astronauta desde criancinha e continue querendo isso? Então, ora mais, qual o problema com isso? Você não pode é se negar a ser feliz.

7º Esse tópico tem muito a ver com o anterior: faça as coisas por PRAZER e não por dinheiro. No caso da escolha de uma faculdade, tem muito que não consegue fazer isso. Claro, ninguém vai querer ‘morrer de fome’, mas também, do que adianta querer só o dinheiro e viver eternamente (IN) feliz na profissão que escolheu? Sai pra lá, que isso é roubada!

8º Por mais que eu já tenho dito aqui que amor certo é amor de mãe e de animal de estimação, isso não quer dizer, necessariamente, que você nunca encontrará a tampa da sua panela (enquanto eu sou uma frigideira). Mas vale lembrar que o bom mesmo é nunca esperar demais da outra pessoa, sabe? O melhor é deixar acontecer naturalmente, deixar o amor encontrar a gente, como já diria uma música popular. Mas isso não acontecer? Se demorar? Não entre em pânico! Tenho certeza que não irão faltar assuntos mais importantes para se preocupar.

Busque conhecimento! Leia livros e revistas; assista a documentários e filmes; vá às palestras; escreva... Sei lá, faça o que for preciso para enriquecer o seu conhecimento, pois esse, ao contrário do que muitos pensam, NUNCA é de mais.

10º Seja você mesmo! Pode parecer clichê que todo mundo diz, mas essa é mais pura verdade da existência. Imagina que louco, chegar ao fim da vida, e perceber que só usou máscaras e não se mostrou de verdade? Não tenha medo! Se os outros não gostarem do seu jeito, provavelmente o problema está neles e não em você. 


 Pauta para a 5ª edição "Solte o Verbo" do Projeto Bloínquês.


Então, estes são apenas alguns tópicos em meio a tantos que temos que fazer (re-pensar) em nossas vidas antes de morrermos. Espero que tenho tenho gostado da minha lista. Ela não está por ordem de importância e por mais que eu tenha usado muitos verbos no imperativo, vocês não são obrigados a nada. Faz quem quer, reflete quem achar necessário! Ótimo final de semana e até a próxima! =) 










2 comentários:

  1. Adorei o texto Herleninha :P (apelido zuado me ignore muahaha). Sobre a escolha da faculdade, eu vivi essa dúvida. Queria fazer direito, que não curtia, só pra ter mas chances de ganhar dinheiro, mas gostava de Letras.. Uma professora me mando um email incentivando e eu me assumi ehehe e passei no vestiba e to mega feliz, mesmo sabendo que as chances de eu ficar rica são quase impossíveis. rs sobre a morte, fiz uma crônica esses dias expressando minhas dúvidas e as nossas opiniões foram bem compatíveis.

    Grande Abraço.
    Att. Sabrina Gomes
    Blog Spiderwebs <<

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...