Sobre liberdade e censura.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A liberdade é subversiva. Incomoda, mesmo sem querer. A liberdade, ao pé da letra, é revolucionária. E procuramos seguir na luta pela liberdade de expressão, de opinião, de acreditar ou não acreditar, de andar na rua como bem quiser... Liberdade para viver sem medo.

Mas é bom não confundir liberdade com falta de respeito. Porque como já dizia o saber popular: A minha liberdade termina, onde começa a do outro. Porque a liberdade é também ter certas noções de limite ou viveríamos uma confusão maior do que o normal. Afinal, a liberdade é como poesia. Não aprendemos, mas a construímos. A liberdade é um sonho, do qual acordamos sorrindo.

Já a censura... Ah, ela se impõe como dona do jogo. A censura é opressora, controla pensamentos e vidas. É autoritária e uma afronta aos direitos individuais e coletivos. A censura não pergunta e já chega chutando a porta. A censura não quer saber se proíbe o que não deve ser proibido. A censura esconde e coloca máscara na verdade nua e crua. Por isso, liberte-se da censura. Não seja mais um oprimido calado, nem um opressor incontrolável... Você é capaz de fazer a diferença. 



2 comentários:

  1. Sobre confundir "liberdade com libertinagem" e esquecer a liberdade quando a censura subverte, convence e persuade com argumentos (até certo ponto tão revolucionários quanto a ideia da liberdade) a ponto de se esquecer tudo o mais que se conhece. A liberdade e a censura andam juntas, batendo boca ao longo de todo o caminho, mas sabem se calar ao limpar os pés e baterem à porta, antes de entrar na essência de cada um que as domina.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luria!

      Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer muitíssimo pelo seu interessante comentário. Obrigada mesmo! Então, acho válido você dizer que liberdade e censura andam juntas e, por vezes, se confundem. Os tempos estão tão líquidos, que distinguir exatamente o que é o que, não é tarefa fácil. Mas ó: Nem expliquei no post, mas esse texto aí foi para um comentário do meu programa de rádio na faculdade, por isso, não me aprofundei tanto no assunto... E peço desculpas se tiver me equivocado em algo ou sei lá, né. Abraço e volte sempre :D

      Excluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...